Quem Somos

GuilhermeA criação de pôneis em nossa família, teve início no município de Viamão, em meados do ano de 1967, quando meu avô, Armando José Fernandes, por puro hobby, adquiriu 7 fêmeas e um reprodutor.

Nove anos mais tarde, meu pai, José Antonio Fernandes, entusiasmado pela raça importou do Uruguai 15 fêmeas e 2 reprodutores, que seriam a base de tudo. Em 1979, motivado pelo meu nascimento, meu pai passou a criar nosso plantel utilizando o prefixo GARF e dando inicio ao Haras São Rafael. Neste momento, passou a escrever o que seria o meu caminho: um apaixonado criador de pôneis.

Em 1990 tive a primeira experiência como expositor, o que me incentivou a investir em alta genética. Cinco anos depois em visita ao Haras Recreio, no estado de S. Paulo, encontrei um jovem potro tordilho, Cadillac LM do Recreio, que se tornou o grande raçador e cerne de minha criação. No ano de 1997 conquistou o grande Campeonato Nacional, entrando em 2001 para o Livro de Mérito da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei por suas qualidades como reprodutor. A partir deste momento a criação começou a tomar moldes de profissionalismo empurrada pela crescente empolgação em descobrir onde a raça poderia nos levar. Com a manada em crescimento, foi preciso investir em material genético o que nos fez adquirir os garanhões Bandido do Porto, Grande Campeão Nacional 1993, Livro de Mérito nº 3, Tarzan de Avaré, Poquer de Avaré e os argentinos GARF Barão, Grande Campeão de Esteio 2004 e GARF Magaiver. A estes juntou-se um excepcional filho de Bandido, GARF Mustang, fruto de nossa criação. Recentemente foram incorporados ao plantel Avaré Cash Box e Avaré Classic Toy.